quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM

Olá.

Bom, como todo assunto polêmico eu não poderia deixar de escrever aqui. Ainda mais que resolvi matar aula hoje para ficar com a minha familia, então tive um tempinho a mais.

O tema de hoje é o fiasco mais comentado da semana: Enem.

Nem sei por onde começar a escrever sobre isso.
A desorganização da aplicação desta prova que tinha como pretensão tornar-se o vestibular unificado do Brasil, é apenas reflexo de toda a complexidade do problema educacional brasileiro.
Que é falho, precário, desvalorizado, sucateado e principalmente desigual.

Sem contar as regras que eles estipularam: era proibido o uso de relógios, mesmo analógico (Tudo bem, muitos vestibulares proíbem o uso, mas colocam relógios na sala, o enem não colocava.); o uso de lápis e borracha (o que seria contornável desde que a prova tivesse locais suficientes para rascunho, o que foi supostamente esquecido no segundo dia com 45 questões de matemática para resolver.)
Bom, o pior de tudo não são as regras, são os próprios fiscais não saberem delas, ou simplesmente passarem por elas. Muita gente comentou que tinha gente usando lápis, borracha e relógio. Mas isso não era o pior com relação as instruções dos ficais, cada sala recebeu uma informação a respeito do preenchimento da folha de respostas.
Se todos os fiscais responsáveis tivessem passado a mesma informação o problema da inversão de gabaritos teria sido contornado sem maiores transtornos. E para isso bastava apenas uma ligação ao INEP ou um clique na internet. Mas, todos se comportaram como se a tecnologia não existisse para auxiliar.

Mas, o que não dá para engolir são provas misturadas, com questões faltando e que não podem ser contornadas com apenas uma "reposição de prova", essas pessoas não fazem a menor ideia do que é sentar por duas tardes inteiras e dar o melhor de si? Estudar o ano inteiro e esperar por essa prova que deveria ser o passaporte de entrada para muitos alunos no ensino superior público e privado através do ProUni.
No ano de vestibular, você vai do céu ao inferno várias vezes ao dia, e se prepara psicológicamente para cada prova que você vai enfrentar.
Me lembro que na minha primeira visita ao cursinho, o coordenador disse: "Aqui te preparamos para que não haja nenhuma surpresa no dia da prova, afinal você já tem coisas demais para se preocupar". Um coordenador tem essa consciência, e um ministério inteiro não tem? Afinal, como essas pessoas chagaram lá? Fizeram curso de "Como ser um ministro em 5 passos, por correspondência?"

Saibam, que de qualquer maneira os danos causados por essa sucessão de incompetências não serão totalmente resolvidos.
Essa prova não poderá mais ser justa, pois: Se for aplicada só aos que foram prejudicados, se for aplicada a todos, ou se não for aplicada a nenhum, será da mesma forma desigual. Explico: Se for aplicada apenas a alguns, essas pessoas terão outra chance de ir bem (ou não) e já estarão desgastadas o suficiente pela primeira tentativa. Da mesma forma que se todos fizerem, todos estarão desgastados e putos pela primeira tentativa. E se nínguem fizer, as pessoas que foram prejudicadas por falhas de impressão, serão mais ainda injustiçadas.

Ou seja: Parabéns INEP, vocês conseguiram foder a vida de muita gente, de novo.
Porque ao menos, ano passado nínguem tinha feito a prova ainda.

Mas, só tinha que dar errado mesmo, né?
Comparando com os vestibulares regionais percebemos: quanto se paga para realizar o enem? Nada, para todos os alunos do terceiro ano do ensino médio, e para todos que declaram carência, sem toda a burocracia presente nos outros processos de isenção. E se pagarem, o preço é de R$ 35,00.
Quanto se paga por uma Fuvest, Unesp, Unicamp? Também existe a possibilidade de isenção, mas é muito mais seletiva e burocrática, e a taxa muito mais salgada R$ 100,00.
E, os vestibulares regionais possuem fundações próprias apenas para a formulação e distribuição das provas, não precisando de processos de licitação, muito menos tendo problemas de orçamento para a realização de provas.
Uma conta rápida: Quantas pessoas fizeram ENEM esse ano? Cerca de 4,6 milhões. E eu não tenho dados, mas APOSTO que a maioria é isento de pagamento, principalmente por causa do foco do ENEM. A despesa para impressão, e distribuição dessa prova é muito alta, para a média de arrecadação. Enquanto os vestibulares regionais atendem um público menor, com a maioria pagante, e um preço quase 3 vezes maior.
Essa prova realmente tem tudo para dar errado. Ou eles realmente investem dinheiro nisso e contratam uma empresa respeitável para realizar essa prova, como a Vunesp por exemplo. Ou criam uma própria fundação, acabando com as licitações e esses "profissionais competentíssimos"

Independente do que aconteça daqui para a frente, vos dou a minha opinião:
Todo mundo é culpado do que houve, inclusive eu, pois fui tão lesada quanto esses 4,6 milhões de pessoas, e deveria estar protestando e lutando pela valorização do estudante brasileiro, enquanto escrevo em um blog no aconchego do meu quarto. Enquanto assistirmos calados por eleições de palhaços, "vestibulares" desorganizados e líderes do país dizendo que "Tudo está bem", merecemos mesmo passar por isso.

Obrigada pela atenção,

@Fyndra

6 comentários:

  1. Mooooooors,
    é, sem dúvidas, um dos seus melhores posts.
    Concordo com muitas coisas que foram ditas mas acredito que até mesmo as grandes fundações teriam dificuldades para aplicar o Enem já que contingente do Enem é, por exemplo, 27 vezes maior do que a Fuvest e quase 100 vezes maior do que o da Comvest.

    Sinceramente eu não sei o que seria pior: a criação de uma fundação exclusiva para o Enem ou deixar do jeito que esta.

    ResponderExcluir
  2. Caaaahhhh!!
    Eu li!!
    Hehehehe
    Concordo com um monte das coisas que você escreveu... Discordo mais na parte econômica envolvida... Mas vc tem razão em quase tudo.
    Mas... Tá vendo ali onde tá escrito "aplicada apenas à alguns"? Ali não tem crase. Existe preposição, mas não tem artigo...
    Vai perder meio ponto...
    Huahauhauhauha
    =D

    =*****************************************

    ResponderExcluir
  3. Phil, você é a criatura mais chata de todo o mundo!
    =*

    ResponderExcluir
  4. Caah, concordo com tudo que você disse, mesmo na parte que não está fazendo nada pra mudar. Acho que o "postar no blog no aconchego do seu quarto" já é alguma coisa, sim, tem gente que nem isso faria.
    Ficou muito bem escrito, parabéns, sister!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Ops, ali onde está mesmo, eu quis dizer menos... XD

    ResponderExcluir
  6. Realmente!
    o melhor post!
    Cah, concordo com tudo que vc disse...
    e Acrescento! conversei com muita gente depois das provas... e alem de TODOS OS PROBLEMAS QUE VOCÊ MESMA DISSE...
    o despreparo dos ficais era tamanho que na minha sala.. e na de muitos amigos meus.. fiscais fizeram rodinhas de bate papo...
    ouviram músicas em Ipods...
    sem nem se importar que poderiam estar atrapalhando o esforço de 1 ano ou mais de muitos!

    Beiijão!

    ResponderExcluir